Bom dia sou professora a uns 15 anos, vejo que desde de 2006 pra cá vem crescendo o numero de crianças indisciplinadas em sala de aula, violentas e acima de tudo insolentes.
As crianças não demonstram respeito nem pelos colegas, funcionários, pais e professores.
Fazem o que bem entendem em sala de aula e nos tentamos de todas as formas com projetos, incentivos conversas e nada...Ai vamos dar uma advertência verbal e somos firmes...E a criança nem escuta.Ai vem os pais dizendo que suas crianças são uns anjos ou o que já ouvi muito que não dão conta de educa-los.Pergunto-me como nos perdemos nesse caminho?
Eu enquanto educadora devo construir um cidadão capaz de conviver em sociedade e saber os código de ética, mas como construir algo em cima de uma base que não existe, que não vem de casa?
Cada vez mais os pais transferem para a escola o que deveria ser ensinado em casa como respeito e obediência, sim obediência às regras de convívio social já que o ser humana vive na sociedade seja ela uma sala de aula ou outro lugar qualquer.
Se um aluno não respeita seus colegas, professor e a escola em si o que o fará respeitar as pessoas na rua, no transito, em locais públicos como o cimena, por exemplo?
A liberdade confunde-se com o afeto e os pais muitas vezes culposos ou revoltados por uma educação rígida simplesmente fazem somente do amor a educação esquecendo que se você ama você ensina e impõe limites que fazem parte da base que se é necessária para a vida adulta.
Ai com isso criamos jovens transgressores, adultos que não conseguem manter uma relação afetiva saudável e nem um emprego estável, pois não conseguem entender a importância do respeito e do limite do outro, Xingam, ofendem e muitas vezes agridem.
Será que não estaria na hora de rever a pratica pedagógica, não para passar a mão na cabeça das crianças e agradar pais, mas sim para impor limites e fazer-se saber que para cada ato a sim uma conseqüência e todos temos responsabilidades.
O professor perde a autoridade, não pode gritar, não pode chamar atenção de forma firme, não pode brincar enfim não pode...Os pais são afagados por medo da escola em criar atritos...As criança continuam a bater nos amigos, atrapalhar as atividades, aprendizado e brincadeiras da turma... E pergunto não esta mesmo na hora de começar a chamar a responsabilidades destes Pais?
quinta-feira, 17 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)